domingo, 5 de julho de 2009

Eu e o robô


A Petrobrás, não satisfeita em torrar o dinheiro público com campanhas que "limpem" sua barra, pra ficar no clima da "energia limpa", agora inventou esse robô que de inteligente não tem nada, como podem ver abaixo na nossa "conversa".
Vi a indicação no blog do Serbão e a ilustração é essa coisa infantil que está aí mesmo, tem outras opções, ainda piores. À entrevista:

Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você: meu nome é christiana, quero falar sobre dicas de preservação
Robô Ed: Olá! Nada contra. Preservar é conservar. E preservação significa a utilização consciente dos recursos sem degradar a natureza. Para um desenvolvimento social, a conservação ambiental é imprescindível. E eu, como você já sabe, sou o Ed. Estou aqui numa importante missão.
Você: Qual a sua missão?
Robô Ed: Minha missão é conscientizar os humanos a preservar os recursos naturais e usar a energia do planeta Terra de maneira eficiente.
Você: como se faz essa conscientização?
Robô Ed: Conscientizar... Essa é minha missão. Conscientizar sobre a preservação os recursos naturais e uso racional da energia.
Você: dê exemplos de uso racional de energia
Robô Ed: Usar racionalmente é usar bem, sem desperdiçar. Assim você contribui para que não falte energia no futuro.
Você: há possibilidade de faltar energia no futuro?
Robô Ed: No futuro, a energia virá de fontes renováveis.
Você: renováveis como solar e eólica, ou biocombustíveis? Para mim esses últimos não são renovaveis.
Robô Ed: Fontes de energia não-renováveis são as que natureza fabricou há milhões de anos, tipo carvão, petróleo e gás natural. Um dia vão se esgotar.
Você: mas biocombustiveis sao renováveis?
Robô Ed: Biocombustível é qualquer combustível produzido a partir de biomassa. A biomassa atualmente é extraída da soja, mamona, canola, algodão, dendê, girassol, babaçu, etc. Mas há novos estudos visando não competir com a produção de alimentos: o CENPES vai produzir combustíveis de alta qualidade só a partir de palha e bagaço! São os chamados biocombustiveis de segunda geração. O futuro do futuro.
Você: ok, obrigada.
Robô Ed: De nada.