sábado, 22 de setembro de 2007

Nietzsche e a Arte

Até que enfim um alívio para as minhas expectativas! Ontem o seminário foi sobre "As duas mutações de Nietzsche", segundo o resumo "...a transvolaração de todos os valores, ou seja, a auto-supressão da moral socrático-platônico-cristã, ensejando o resgate da inocência do vir-a-ser, para além de toda culpa e expiação." O palestrante, Oswaldo Giacoia Júnior, professor de Filosofia, elegantérrimo, de uma finíssima perspectiva intelectual, trouxe-nos uma difícil mas instigante possibilidade de auto-determinação, para além do bem e do mal, humano, demasiado humano, há tantas auroras que não brilharam ainda! Isso é que é visão solar.
E hoje, sexta, tivemos a feliz apresentação de um crítico de arte, Paulo Sérgio Duarte, com o tema "Metamorfoses da Visibilidade", simplesmente fantástico! Mostrando as diversas mutações que a arte já enfrentou, o quanto isso deve ser visto como camadas geológicas, onde a mais recente não é melhor nem pior que a anterior, apenas veio depois. Falou também, até que enfim alguém tinha que falar disso nesse seminário, sobre os novos paradigmas que têm que ser construídos agora, num momento histórico onde cada vez mais o trabalho intelectual substitui o trabalho manual, a mais-valia deixa de ter importância, o próprio movimento sindical, em função disso, se enfraquece, e temos q pensar novas formas de fazer política. A progressiva perda de poder do Estado-nação, na medida em que qualquer investidor hoje pode, do seu computador, resolver se investe em Hong-Kong ou em qualquer outro país, o fluxo de capitais, o fluxo de pessoas, cada vez mais fora do controle dos Estados-nação q têm q ser repensados. É isso aí, Mutações agora toma um outro sentido. Felizmente!

2 comentários:

Cris Penha disse...

Nossa... daria tudo para participar de um seminário desses, tão rico e valoroso!

Que bom passar para nós os acontecimentos, mas dá uma vontade de participar.... paciência não é mesmo??

Bom FDS!!

Anônimo disse...

Äh... Estou surpresp com a frivolidade de seu comentário relativamente a algo de excelso valor, como são as exposições do prof. Giacóia concernentes à filosofia nietzscheana.