domingo, 12 de agosto de 2007

"A onda agora é andar de buzu"


Andar de ônibus é legal. As pessoas é que não sabem curtir. Como hoje é uma necessidade premente do planeta em época de aquecimento global, aqui vão algumas dicas para tornar sua viagem de "buzu", no mínimo, pitoresca.
De ônibus você não tem que se preocupar com estacionamento, roubo de carro, flanelinha, ambulantes nem com solidão. Como diz Bárbara Gancia, se você quer calor humano pegue um ônibus na hora do "rush".
Aliás, é a primeira coisa que você deve evitar, se for possível.
Procure se inteirar dos horários com os cobradores ou fiscais (se estes estiverem no ponto, normalmente ficam no início ou no final das linhas). Assim você evita perder horas nos pontos. Ao entrar nos ônibus, a primeira coisa a fazer é sorrir para o cobrador. É infalível. Deixe o dinheiro já trocado no bolso ou na mão. Se estiver bem humorado, puxe uma conversinha com o cobrador e você se surpreenderá o quão interessantes são essas figuras. Têm uma visão absolutamente singular da realidade. Afinal, já se disse que tudo na vida é passageiro, exceto cobrador e motorista, mas "converse com o motorista só o indispensável", sobra o cobrador.
Aí, então, procure seu lugar, que pode ser em pé, dependendo da hora, mas que deve, ainda assim, ser bem escolhido.
Janela é o máximo, mas como a procura é grande, dificilmente você achará uma. Corredor é médio, fica-se sujeito a pisadelas (ponha o pé pra dentro) e a "terras" indesejáveis. Neste caso, mantenha-se calma, olhe nos olhos do "terrador" que funciona, se ele não for muito doente. Se não der certo, arrisque um "com licença" e em última instância reaja ironicamente, tipo: "Você é tarado profissional ou amador?".
Se o ônibus estiver tranquilo, comece a olhar para todas as pessoas, começando pela frente. Tem muita gente interessante andando de ônibus. Isso ajuda a passar o tempo e a ampliar seus conhecimentos antropológicos.
Puxe uma prosinha com quem está ao seu lado. Ofereça um chiclete, qualquer coisa, e faça algum comentário sobre a realidade que vocês partilham naquele momento: o ônibus.
Nunca, em nenhuma hipótese, fique solto dentro do ônibus. Sempre segure firme em algum lugar, mesmo que esteja sentado, enquanto não colocam cinto de segurança nos nossos veículos do dia-a-dia, o "buzu".
Se o ônibus estiver vazio, levante com antecedência de um ponto ao que vai saltar. Aliás, um paulista achou engraçado que aqui em Salvador o povo não desce do ônibus, "salta".
Ao descer, não se esqueça de agradecer ao motorista, ou pelo menos dar um sorrizinho.
Não atravesse na frente do ônibus, mesmo que você ache que dá tempo. Pode não dar e ser um risco absolutamente desnecessário.
Seguindo essas instruções, você vai começar a ver o lado "light" do "buzu". BOA VIAGEM!

Nenhum comentário: