sábado, 23 de fevereiro de 2008

A Escola de Mileto, ou minha nova turma, do que o amor não é capaz...

Tales de Mileto

Graças a Anax, ando numa turma muito vip agora, são seus amigos que vou conhecendo aos poucos. Tales (final do sec VII e início do sec VI ac), o fundador da Escola de Mileto, do qual herdou o codinome, o mesmo de Anax (portanto vcs não duvidem de um dia eu assinar por aqui Christiana de Mileto, de tanto que estou casadinha com Anax).
Paixões à parte, gostaria de mostrar aqui hoje algumas idéias dos seus amigos, tchurma que inevitavelmente passei a frequentar.
Tales achava que a água era a origem de todas as coisas. Outra idéia linda de Tales é que "tudo está cheio de deuses", numa alusão laica de que o universo é dotado de animação, que toda matéria é viva.
Alguns filósofos contemporâneos, a exemplo do querido professor Luiz Isidoro (RJ), orgulham-se de não serem pensadores de origem, de não se interessarem por esse tema. Para eles, o que importa são os fluxos que atravessam o sujeito, deleuzianos até a medula, mas eu não, claro que me interessa a origem, poderia dizer que sou uma pensadora da origem. Se a gente não sabe de onde veio, como vai saber para onde vai?

Um comentário:

Anônimo disse...

Você sabe quando o prof. Luiz Izidora estará aqui em salvador?