domingo, 7 de dezembro de 2008

Parabéns, professora Ninfa!

Professora de Pindaí recebe prêmio nacional
Experiência educativa da pedagoga Ninfa Freire ficou entre os 10 melhores trabalhos do Brasil voltados para Educação Fundamental
jornalista Silvia Araújo

A professora baiana Ninfa Freire Fausto, natural de Guanambi, foi selecionada no Prêmio Professores do Brasil - 3ª Edição. A experiência educativa "Lembranças que vão, lembranças que vêm. Entre na roda você também", que desenvolveu na Escola Municipal Thales Fausto, localizada na fazenda Lagoa Funda, no município de Pindaí, que fica a 800 km de Salvador, para alunos da 1ª série do 1° grau, ficou entre os 10 melhores trabalhos do Brasil voltados para Educação Infantil.
A premiação aconteceu em Brasília no 3º Seminário Prêmio Professores do Brasil, nos dias 2 e 3 de dezembro, com a participação do ministro da educação Fernando Hadad. O Prêmio Professores do Brasil é realizado pelo MEC (Ministério da Educação (Consed), e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A unidade de ensino também foi premiada e vai receber muitos prêmios.

Conhecimento histórico local

"Lembranças que vão, lembranças que vêm. Entre na roda você também" surgiu com a possibilidade de promover o conhecimento histórico nas séries iniciais, sem obedecer aos tradicionais temas fixos do calendário festivo, normalmente contemplados pelas escolas públicas. A proposta era fazer com que o aluno assimilasse os conhecimentos de história, se situando no tempo e espaço em que vive, observando sua realidade e cultura.
Assim, a professora iniciou um trabalho de pesquisa que possibilitou a valorização do lugar sociocultural do aluno e suas formas de representações de saberes construídos em todas as experiências socioeducativas e nos espaços escolares. Portanto, foi considerado uma personagem histórica local, Hilda Gottschalk, e os documentos pertencentes a ela. "Desvendar, estudar, conhecer o mito Hilda Gottschalk era mesmo que proporcionar aos educandos a oportunidade de pensar sobre a construção histórica de sua localidade, sua forma de viver, organizar, sentir, aprendendo assim a valorizar o patrimônio, que está presente na comunidade e que tanto reforça a identidade local", explica ela.
Lecionando desde 1994 na mesma unidade de ensino, a professora Ninfa ostenta uma série de prêmios, como o Amiga da Cultura, da Associação de Cultura e Desenvolvimento Educacional (ABCDE), com apoio da UNICEF, em 2000; 500 anos do Brasil (Professores nota 10), em 1999, promovido pela Rede Globo de Televisão; Escuelas que Hacen Escuela, da Organización de Estados Iberoamenicanos (OEI), em 2000, e Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, do MEC e Fundação Bunge, nos anos 2001, 2002 e 2003. Além disso, foi agraciada com os diplomas de Honra ao Mérito com o Programa: Educar para Vencer, concedido pela Secretaria de Educação Estadual da Bahia, edições 2001,2003 e 2005; e pela Secretaria do Ensino Fundamental (MEC), em 2000, 2004 e 2005.

Um comentário:

::Soda Cáustica:: disse...

gostei do nome dela. e do sobrenome, igual o da minha avó.