quarta-feira, 22 de agosto de 2007

A evolução cultural/Pierre Levy (parte 3)

Dois argumentos me forçam a recolocar em questão a pretensa oposição do capitalismo e da democracia e a apreciação negativa do papel do ciberespaço na relação entre a "lei" do mercado e a da cidade.
Primeiro: faz valer o desenvolvimento notável de uma nova esfera pública sobre a internet e a argumentação correlativa das possibilidades de informação, livre expressão, discussão da cidadania e coordenação autônoma dos movimentos políticos e sociais.
As cidades digitais aperfeiçoam a democracia local. As ágoras virtuais renovam as formas da deliberação e debate político. Os e-governos devolvem às administrações públicas mais transparência para os cidadãos. Se as ditaduras temem tanto a internet é simplesmente porque ela representa um vetor de transparência, de liberdade e de democracia que lhes ameaça diretamente.
Segundo: A perspectiva de um governo democrático planetário, no qual a mundialização econômica constitui precisamente a locomotiva. A unidade ecológica, científica, técnica, mediática, comercial e financeira da Terra tornam-se de tal modo palpável que terminaremos, segundo as modalidades e os prazos difíceis de prever, por instaurar uma lei democrática mundial a fim de regular e equilibrar processos em si mesmos planetários. O capitalismo unificado define por sua escala mundial as leis locais, fragmentadas, diversas e portanto parcialmente impotentes de múltiplos estados-nação provenientes da civilização da imprensa. Mas essa definição assusta o caminho à cidade universal da civilização do computador. O capitalismo mundial, longe de se opor, clama uma lei planetária, uma ciberdemocracia altamente participativa ligada ao novo espaço público da web.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Christiana,

Estudo Cibercultura e Cultura Política ( âmbito de Mestrado em CP/RI) . Se estiver interessada posso enviar informação sobre o tema para debatermos.


Melhores Cumpts,
Madalena Madeira

Christiana Fausto disse...

Madalena,

Obrigada pelo comentário. Claro que tenho interesse em receber material sobre o tema. Pode me enviar o que tiver para o email christiana.fausto@gmail.com Obrigada, c.