segunda-feira, 31 de março de 2008

Outros poemas/Paulo Sérgio Pinheiro/Eduardo Gudin/Marcia





Se não te cuidares do corpo, cuida teu espírito torto que teu corpo jaz perfeito.
Se não te cuidares do peito, cuida teu olho absurdo que teu peito tomba morto, diante de tudo.
Se não te cuidares, cuidado! com as armadilhas do ar.
Qualquer solto som pode dar tudo errado.
1975

sábado, 22 de março de 2008

Reflexões de Mutá


Por sugestão de Paulo Galo, do blog do galinho, um dos amigos de "cacos", estou aqui nesse paraíso onde somos todos amigos do rei. De lambuja encontrei hoje à tarde com todo o pessoal do Barlavento, isso é que é celebridade, indo tocar em Nazaré. Abaixo, reflexões sob a forte chuva desse sábado de aleluia.

Houve um tempo em que cada ser humano podia viver, no máximo, 100 anos. Esse era o tempo da ignorância.
Nietzche matou Deus e aguardava, com isso, muitas auroras. Não alcançou, coitado!
Marx quis matar o capitalismo com a doença infantil do comunismo. Ao deixar o lúmpem fora desse jogo cometeu um erro cruel e foi castigado pela história.
Freud estabeleceu o inconsciente, radical revolução de perspectivas, onde o eu não é dono nem de sua própria casa. Esbarrou no rochedo da castração.
Lacan superou o mestre, propondo a travessia do rochedo, a travessia da castração. Esbarrou na sua masculinidade e morreu como $ (sujeito barrado).
Hoje a psicanálise realiza o sonho de Lacan que, ao propor a propagação do discurso do psicanalista (1970), já não espera sua articulação e suas consequências. Coloca-as em ATO.
Qual o limite do homem? Pergunta oportuna para ano de jogos olímpícos. Realizada a metáfora do Nome do Pai, ou seja, dentro da Lei, não há limites.

domingo, 16 de março de 2008

Força e liberdade ao povo do Tibet!

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM803252-7823-TIBETE+DIVULGADAS+IMAGENS+DOS+PROTESTOS+CONTRA+O+GOVERNO+CHINES,00.html

Se você, como nosso blog, acha um absurdo o que os pseudo-comunistas chineses estão fazendo com os irmãos tibetanos, favor assinar abaixo essa petição de apoio.
Não é de hoje que o cacos é contra a existência de todo e qualquer tipo de dominação. Não comungamos, como querem os pessimistas, com a tese que afirma que o homem é o lobo do homem. Que tal sermos todos irmãos habitantes do planeta Terra que já está para lá de baleado pela nefasta ação da ganância e da usura?

http://www.PetitionOnline.com/Tibete08/petition.html

ORGANIZAÇÃO:

Grupo de Apoio ao Tibete http://grupodeapoioaotibete.blogspot.com/
grupodeapoioaotibete@gmail.com

União Budista Portuguesa Tel: 21 363 43 63 (www.uniaobudista.pt)

segunda-feira, 10 de março de 2008

outros poemas/Gustavo de Castro

Canto Nietzschiano
Gustavo de Castro


E aquele, entre os homens, que não quer voltar ao pó,
É preciso antes que comece a cantar em qualquer canto um canto de dor.

E aquele, entre os homens, que não quer gestar intrigas,
É preciso antes que aprenda a calar em todas as línguas.

E aquele, entre os homens, que não quer morrer de solidão,
É preciso antes que comece a beijar todas as bocas.

E aquele, entre os homens, que não quer morrer sem verdade,
É preciso antes que aprenda a acreditar em todas elas.

E aquele, entre os homens, que não quer morrer de tédio,
É preciso antes que aprenda a ser todos de todas as maneiras.

E aquele, entre os homens, que quer permanecer íntegro,
É preciso antes que saiba silenciar todas as falas.

E aquele, entre os homens, que quer permanecer sensível,
É preciso antes que saiba sentir tudo de todas as maneiras.

E aquele, entre os homens, que quer permanecer são,
É preciso antes que saiba ter todas as loucuras...

sábado, 8 de março de 2008

briguinha no msn (real)


eu: Eu acho muito difícil conversar com alguém no msn, porque vc fica com a impressão q a outra pessoa está entendendo o "tom" da conversa, se vc fala a sério ou não, com q intenção, e a outra pessoa só recebe a letra fria, sem a entonação q se quer dar. Qdo disse q "faltou às aulas de geografia", é lógico q eu estava brincando, ninguém tem a obrigação de saber onde fica a América Latina ou até o planeta Terra, dependendo das circunstâncias, e vc se ofende, me chama de metida, como se eu quisesse esnobar conhecimento para vc. Não preciso disto, não esnobo conhecimento com ninguém, nem acho isto importante. Mas vc parece se irrita, leva a sério, e imediatamente fica "away". Francamente... achei q pudesse brincar com vc, mas vou evitar fazer isso dagora pra frente.
Beijo, C.


ele: Metida (rs rs rs)

Como diz o povo: "durma com um barulho desses e diga q dormiu direito!"
Às vezes penso em abolir esse meio de comunicação, mas é um deperdício e eu não vou fazer isso só porque uma ou duas vezes esse meio me trouxe alguns mal-entendidos. Ainda acredito no poder comunicador da linguagem, apesar dos ruídos. É isso.

quarta-feira, 5 de março de 2008

O miraculoso mundo da arte





Desde criança, embalada pelas aventuras no Sítio do Pica-pau Amarelo, sabia que a saída para qualquer sofrimento era a arte. No caso a literatura. Quantas vezes desejei possuir uma grama do pó de pirlimpimpim e cair no mundo encantado de Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta e seus encantados animais.
Corta para a realidade: fiz um trabalho artístico chamado "A Falta", tentando dar conta desse conceito tão difícil da Psicanálise. De repente, deparo-me com esse fantástico trabalho "Todos", que desmente a existência de qualquer falta. Ou seja, no incrível mundo da arte, basta se desejar que a realidade muda.

Guerra na América Latina, era só o que faltava!

Sem comentários essa mais nova imbecilidade perpetrada pelos "donos" dos países da nossa já tão sofrida Latino América. Já não bastasse esse inferno na terra chamado Oriente Médio, querem importar o modelito pra cá.

Oriente Médio, ainda!

Obrigado por apoiar a campanha de emergência global por um cessar fogo entre Gaza e Israel.

Nós entregaremos a petição para oficiais sênior Palestinos e Israelenses e publicaremos a campanha em outdoors na região. Mas precisamos levantar uma chamado massivo rapidamente, antes que seja tarde demais, portanto se você ainda não o fez, por favor divulgue a campanha encaminhando o link abaixo para seus amigos e familiares:

http://www.avaaz.org/po/gaza_ceasefire_now/97.php?cl_tf_sign=1


Mais uma vez obrigado por apoiar essa campanha.

Com esperança,

Paul, Ricken, Galit, Esra'a, Pascal, Graziela e toda a equipe Avaaz
SOBRE A AVAAZ



Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas.
Por favor adicione avaaz@avaaz.org para sua lista de endereços para garantir que você continue recebendo os nossos alertas. Ou se você prefeir deixar de receber nossos alertasclique aquiAvaaz.org está localizada na 260 Fifth Avenue, Nova York - NY 10001 EUA. Avaaz.org está presente também em Washington, Londres, Rio de Janeiro e ao redor do mundo

domingo, 2 de março de 2008

Doce regresso

Depois de consumada, minha relação com Anax chegou a um bom termo: já de volta às nossas funções habituais, tenho me permitido pensar e fazer outras coisas que não ele e sua fantástica turma, que vou conhecendo aos poucos.
Relacionamento é uma das coisas que mais esgotam um ser humano, e eu, que já estava quase esgotada, agora retomo o quotidiano, que nunca me pareceu tão aconchegante.
Claro que não se sai de uma experiência dessas do mesmo modo que se entra, e estou pagando o caro preço da mudança.
Darei daqui notícias desse insólito romance.